2015

A 4ª edição do Cinfotec Unicamp ocorreu nos dias 14 e 15 de outubro de 2015, no Centro de Convenções da Unicamp.

A abertura foi comandada pelo Prof. Dr. Álvaro Crosta Coordenador Geral da Unicamp Prof. Dr. José Raimundo de Oliveira Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Palestras

Novo estilo de negócio com Cloud Híbrida

Algo que está na realidade e agenda de muitas empresas porém cada empresa tem suas particularidades e desafios que dificultam a adoção desta tendência. Esta palestra tem por objetivo sugerir os melhores caminhos para a adoção de Cloud de forma gradativa além de apresentar as soluções da HP para atingir este objetivo de forma segura e objetiva.
Palestrante: Arley Lambert
Possui mais de 20 anos na área de tecnologia no mercado de TI onde já passou por diversas empresas brasileiras e multinacionais. Há quase 10 anos trabalha na Hewlett Packard hoje focado em suas soluções de Cloud orientando seus clientes nas melhores práticas para uma jornada segura de adoção de tecnologias em Cloud. Também ministra palestras e Workshops focadas em Cloud além de lecionar em instituições especializadas e universidades sobre tecnologia da informação e Cloud.

openBR — Biometria Facial para todos

Atualmente a autenticação biométrica com biometria facial é uma realidade. Cada vez mais estamos acostumados a ceder nossa foto para acesso a condôminios, crachás e outras operações. A tecnologia de biometria facial pode facilitar e automatizar muitos destes procedimentos. Nesta apresentação conheceremos o framewok biométrico openBR, uma solução de código aberto que proporciona diversos recursos referente à tecnologia de reconhecimento/biometria facial baseado na biblioteca openCV e QT.
Palestrante: Alessandro de Oliveira Faria
Sócio-fundador da empresa OITI/NETi TECNOLOGIA fundada em Junho de 1996, empresa especializada em desenvolvimento de soluções com a tecnologia de Reconhecimento Facial, Consultor Biométrico, Experiência em Realidade Aumentada, Visão Computacional (opencv), Neuro-tecnologia, Redes Neurais e Programação multi-nuclear com CPU e GPU, atua na área de tecnologia desde 1986, leva o Linux a sério desde 1998, membro da comunidade Viva O Linux com mais de 50 palestras e 100 artigos publicados, mantenedor da biblioteca open-source de vídeo captura, Embaixador e openSUSE Member.

Governos Plataformes, Estados Auto Hackeáveis

Desnecessário dizer que o Estado tem falhado solenemente em suas atribuições básicas de prestação de serviços públicos de educação, saúde e segurança, para citar apenas os mais básicos. As justificativas são as mais diversas. Dentre todas, a corrupção, tão noticiada, talvez seja a maior das culpadas. Mas, será? Esta palestra traz um olhar além da grande mídia. Discutiremos o problema da gestão pública sob uma ótica contemporânea, digital em sua essência, social em sua base, colaborativa em seu DNA.
Palestrante: Alexandre Gomes
Possui quase 20 anos de experiência no mercado de TI, trabalhou em empresas brasileiras e internacionais, públicas e privadas. Há 11 anos, dirige o seu próprio negócio que, desde sua origem fornece soluções de tecnologia para o governo brasileiro, em suas diferentes esferas. É professor da Universidade de Brasília, onde leciona técnicas e métodos modernos de desenvolvimento de software e trabalha voluntariamente na criação de projetos que transformem a sociedade por meio da tecnologia da informação. Dentre eles, destacam-se o Mobee, uma plataforma colaborativa para mapeamento e acompanhamento das rotas de ônibus do Distrito Federal; o Voxem, um ambiente para participação da sociedade em decisões parlamentares e o OpenCopa, uma ferramenta para navegação visual dos dados referentes às obras da Copa do Mundo de 2014 disponibilizados pela Controladoria Geral da União — CGU. Participa ativamente da comunidade empreendedora digital nacional onde organiza eventos, ministra cursos, realiza palestras e fornece mentorias em programas de fomento à cultura Startup, como Startup Brasil, Startup Weekend, Startup Farm, Lean Startup Machine, dentre outros. Ultimamente, direciona seus esforços ao desenvolvimento de pontes para maior aproximação entre Estado e Sociedade. Representou o Brasil em missões, eventos e congressos na Estônia, Tunísia, Estados Unidos e Chile, onde sempre busca o compartilhamento de experiências e projetos bem sucedidos de uso da TI para promoção da cidadania e maior alinhamento das Políticas Públicas de Governo com o interesse social. No Brasil, é constantemente convidado pelo Governo Federal a participar de debates que tratam dos assuntos de Governo Aberto, Transparência, Dados Abertos e Engajamento Social e, sempre que pode, planta uma semente na Administração Pública para o estabelecimento de novas formas de se fazer Gestão Pública.

Ferramentas de Observabilidade: A comunidade ‘perf’ no kernel Linux

“O desenvolvimento do Linux tem sido feito por um número crescente de colaboradores, patrocinados por empresas das mais variadas áreas e para uma variedade enorme de plataformas. Esta palestra descreverá ferramentas sendo desenvolvidas para ajudar esta comunidade a lidar com a complexidade crescente dos componentes de um sistema com Linux, particularmente as ferramentas ‘perf’, que tem seu desenvolvimento coordenado pelo palestrante e que incluem profilers e tracers, bem como novas formas de depurar programas. A forma como o palestrante interage com colaboradores de empresas como Intel, Facebook, Google, Twitter, Red Hat, IBM, LG, Huawei e outras será descrita, bem como as áreas nas quais tais empresas dedicam tempo de seus desenvolvedores para ajudar a melhorar tais ferramentas.
Palestrante: Arnaldo Carvalho de Melo
Envolvido com o Linux desde sua infância, manteve listas de discussão (linux-br, etc), fundou a Conectiva, colaborou com a adoção do Linux no Brasil, reorganizou e implementou novas pilhas de protocolos de transporte (TCP, UDP, DCCP, IPX, etc) no kernel, desenvolveu ferramentas de análise de estruturas de dados usadas para otimização de software básico (glibc, KDE, xine, gcc, gdb, kernel, etc) e escreveu muitas das ferramentas ‘perf’ que também coordena seu desenvolvimento. Trabalha na Red Hat Inc. desde 2007.

C&T, P&D … PRA QUÊ?

Palestrante: Arthur João Catto
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Ciência da Computação (Ph.D. in Computer Science) pela Universidade de Manchester UK (1981). Foi fundador, chefe e professor do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (1971-1985). De 1988 a 1999 foi Presidente da Fundação Centro Tecnológico para Informática (CTI), Campinas SP. Atualmente é o Executivo de Pesquisa e Inovação do Instituto de Pesquisas Eldorado, Campinas SP, do qual foi Superintendente de 1999 a 2013. É também professor doutor do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (desde 1987).

Uso de flows no tratamento de incidentes

Projeto em parceria com o CERT.br para analisar o fluxo de dados do backbone da Unicamp para tratar incidentes de segurança da informação. O grande questionamento é: Você sabe o que está saindo da sua rede?
Palestrante: Daniela Barbetti
Formada em Análise de Sistemas pela PUC Campinas e analista de segurança do CSIRT Unicamp desde 1.999.

Análise de segurança de aplicativos bancários na plataforma Android

O volume de transações bancárias realizadas por dispositivos móveis cresce a cada ano. Nessa palestra, reportamos resultados de uma análise de segurança em aplicativos bancários, sob dois aspectos principais: segurança da conexão SSL/TLS estabelecida e configuração do servidor propriamente dito, com ênfase em ataques clássicos e recentes ao protocolo SSL/TLS, sob perspectiva das melhores práticas de segurança. Os bancos analisados foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Itaú e Santander. Foi possível montar um ataque de personificação do servidor com sucesso na maioria dos aplicativos e obter informacões sigilosas, credenciais de autenticação e dados financeiros. As observações coletadas não se resumiram apenas aos ataques de personificação, mas também a falhas na configuração dos servidores e decisões de projeto questionáveis, como integração com redes sociais. Apesar da ênfase no setor financeiro, as recomendações são aplicáveis a outros tipos de serviço.
Palestrante: Diego de Freitas Aranha
Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenou a primeira equipe de investigadores independentes capaz de detectar e explorar vulnerabilidades no software da urna eletrônica em testes controlados organizados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Tem experiência na área de Criptografia e Segurança Computacional, com ênfase em implementação eficiente de algoritmos criptográficos e projeto de primitivas criptográficas para fornecimento de anonimato computacional. É Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (2005), Mestre (2007) e Doutor (2011) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi doutorando visitante por 1 ano na Universidade de Waterloo, Canadá, e Professor Adjunto por pouco mais de 2 anos no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília.

Criando um ambiente de Disaster Recovery de dados usando IBM SVC

O Hospital das Clínicas possui vários terabytes de informações em seu datacenter, grande parte deles consistindo em dados de pacientes. Essas informações devem estar sempre disponíveis, e o HC está em fase de testes de uma solução que permita criar um ambiente de DR de maneira virtualizada, onde a perda de dados de um datacenter não seja catastrófica.
Palestrante: Fábio Mengue
Trabalha na Unicamp desde 1991, atuando hoje no Hospital das Clínicas. Seus interesses atuais são virtualização, segurança, continuidade do negócio e governança de TI.

Detectando vulnerabilidades e promovendo a segurança em aplicações Web

Projeto realizado pelo CSIRT Unicamp com o objetivo de detectar vulnerabilidades nos sites da Unicamp e orientar a correção dos problemas encontrados, promovendo assim um ambiente Web mais seguro.
Palestrante: Gesiel Bernardes: Formado em Redes de Computadores pela Faculdade Politécnica de Campinas e Analista de Segurança da Informação do CSIRT Unicamp desde 2012.

Esquadrilha da Fumaça e Aviação Civil. Liderança e Comprometimento

Serão tratados assuntos referentes ao treinamento dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça e suas correlações desta atividade na Aviação Civil Brasileira e mundial.
Palestrante: Rafael Cesar de Souza Cohen
Fez parte da equipe da Esquadrilha da Fumaça, entre os anos de 1993 a 1996. Voando nas posições Ferrolho e Isolado, participou de 234 demonstrações, das quais 32 no exterior. Possui 14.000 horas de vôo e trabalha há 14 anos na aviação civil, onde atua também nas áreas de segurança de vôo e investigação. Atualmente é Comandante na Azul Linhas Aéreas Brasileiras, voando o avião Embraer 190/195 e, em curso, a aeronave A330 Airbus.

Vida Digital

Visão geral da “vida digital” e sua influência na “vida real”
Palestrante: Vanderlei Busnardo Filho
Formado em Administração de Empresas e membro do CSIRT (Computer Security Incident Response Team) Unicamp desde 2011.

Cases

— Repositório Colaborativo de Ativos de Software
— Emissão de diplomas de graduação e Pós-Graduação com assinatura Digital
— Benefícios da utilização de práticas ágeis em um dos projetos de desenvolvimento de software da área de Informática da DGA
— Concepção e Desenvolvimento do Sistema Geral de Segurança
— Desenvolvimento de sistemas de informação utilizando frameworks PHP
— Virtualização de Servidores com ferramentas Open Source

Patrocínio Diamante

Grupo Torino
Hewlett Packard Enterprise – HP
Office Professional 2013
Banco do Brasil

Patrocínio Bronze

Ruckus
Sophos

Apoio

Grupo Gestor de Benefícios Sociais – GGBS
Agência para Formação Profissional da Unicamp – AFPU
Novatec Editora