Da CACia ao Futuro: A Evolução dos Chatbots e a Plataforma de IA Generativa na Unicamp
A DETIC vem trilhando um caminho rumo ao uso de inteligência artificial em prol da comunidade universitária, iniciando com o desenvolvimento e implementação de chatbots, e depois implementando e disponibilizando uma plataforma de serviços de IA.
A CACia (Atendente Virtual), disponível no App Unicamp Serviços, Telegram, site da DETIC e de outros clientes, faz atendimento virtual de usuários baseada em programação em linguagem natural, atendendo diversos órgãos como DETIC, DEAPE, Hemocentro, DGA, CECOM, PREFEITURA. Numa escala evolutiva, a DETIC também passou a disponibilizar uma plataforma de serviços de IA Generativa. Esta plataforma possui três agentes especializados de IA que fazem análise e redação de textos, tradução e análise de dados, tendo alguns clientes pertencentes a órgãos como a PG, a DETIC, DGA e dentre outros. A Plataforma de IA da Unicamp representa um salto significativo na modernização e eficiência dos processos universitários, preparando a instituição para os desafios do futuro acadêmico e administrativo.
Palestrante: